quarta-feira, 23 de maio de 2007

Raças IGUAIS, etnias diferentes

Um dos maiores fatores de conflitos pessoais que existem hoje é o preconceito étnico, presente em muitos lugares no mundo e principalmente dentro de nós. Vindo de nossa infame “cultura de massa”. Preconceito esse que nos impede principalmente de conhecer a fundo as pessoas a nossa volta e nos prende em celas de mentiras e conceitos errados onde a única chave é o conhecer a pessoa sem se importar com o que ela aparenta ser.

Durante décadas, ou melhor, séculos as pessoas negras são tratadas como inferiores ou diferente de nós, isso está tão impregnado em nós que chamamos esses preconceitos de racismo, como se ser negro representasse ser indivíduo de outra raça ou espécie, quando, na verdade, a única diferença é quanto à cultura e a etnia, diferenças essas presentes em todos nós, desde o mais albino dos europeus ao mais negro sul-africano ou ao mais característico dos japoneses, diferenças as quais nos tornam especiais, que nos dão personalidade e nos fazem pensar de maneira particular e complementarmos uma idéia, constituindo uma sociedade a qual se adapte a nossas necessidades e ao nosso ritmo de vida, algo em que nós possamos viver sem medo e desconfiança, isso nunca acontecerá enquanto tentarmos de indivíduo e não sociedade, enquanto não aprendermos que unir forças e aprender com as diferenças são as maiores armas contra a desigualdade e a violência.

Vale frisar também que o preconceito étnico não é o único existente há preconceito quanto ao sexo, ao escalão social, aos portadores de necessidades especiais, ao modo de se vestir e também a xenofobia é uma forma direta de preconceito. Isso foi ensinado a nós, porém depende somente de nós assumirmos ou não, como tudo que é ensinado podemos decidir absorver ou não, quanto àqueles que ainda têm dúvida com relação ao preconceito eu digo as coisas nunca são o que parecem ser nunca julgue alguém pelo que ele aparenta ser sim pela pessoa que ele realmente é e que não pode nos mostrar pois estamos com vendas obscuras camadas preconceito.

Imagem tirada de: RETS - Revista do Terceiro Setor

Um comentário:

Unknown disse...

Boa Noite

eu não concordo com essas pessoas que discrimina as pessoas pela cor delas isso é muito errando téria ver que isso não pode ser feito .
que as raças das pessoas são diferente sim mas as pessoas não tem direito de falar a quela pessoa é uma etna por que isso vc está discriminando a pessoa. e eu acho que as pessoas por ser de cor diferente são super legal. Arthur um Abraço.